Direito Bancário
Advogado atuante contra condutas ilegais e abusivas de bancos, ações revisionais de financiamento de veículos, empréstimos e outros.
Para lidar com questões relacionadas ao direito bancário, ALBERTO ARAÚJO ADVOCACIA é uma empresa possui uma equipe de advogados especialistas em direito bancário habilitada a prestar assessoria a respeito dos mais diversos de tópicos relacionados ao direito bancário, de acordo com as seguintes áreas de atuação:
Muitas instituições financeiras, Infelizmente, usam da má-fé para realizar empréstimos sem que os consumidores tenham assinado qualquer contrato. Muitas pessoas informando que estão pagando valores sem ter requisitado, em especial, empréstimos, cujo valor sequer fora depositado em suas contas. Se esse for o seu caso, orientamos o seguinte:
Mais comum do que se possa imaginar, não só empréstimos consignados tem sido realizados sem o consentimento dos consumidores, mas também diversos serviços na conta, como cesta de serviços; taxa mensal de cartão, etc. Tais cobranças indevidas podem gerar até mesmo a devolução em dobro, caso tenham sido pagas, e também a depender do caso.
Muitas vezes o banco decide não executar a dívida, mas ajuizar outras ações para receber o crédito, tais como ação de cobrança e ação monitória.
Se o banco entrou com uma ação monitória contra você, é preciso verificar o quanto antes os valores efetivamente devidos, já que o banco cobra juros sobre juros, utilizando-se de taxas acima da média do mercado, ou seja, uma taxa de juros abusiva.
Existe uma fraude dos bancos que consiste em levar o consumidor/cliente a acreditar que realizava empréstimo consignado, mas, na verdade, estava contratando cartão de crédito consignado.
Além da dúvida acerca do tipo de empréstimo, os contratos assinados pelos clientes não deixam clara a forma do pagamento da dívida, pois sequer faz alusão ao número de parcelas e aos encargos que incidiram sobre o débito.
Os ajustes se limitaram a estipular o pagamento do valor mínimo de forma consignada, sem prever as consequências da utilização do crédito rotativo, que, à evidência, implica a incidência de elevados encargos.
Se esse for o seu caso, verificado o erro do consumidor ao contratar a aquisição de cartão de crédito consignado em folha de pagamento, impõe-se reconhecer a nulidade do negócio jurídico, haja vista a ausência de manifestação de vontade real de adquirir cartão de crédito.
Em julho de 2021 foi sancionada a denominada Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021), que trouxe diversas alterações ao Código de Defesa do Consumidor, em especial a possibilidade de, na mesma ação, discutir as cláusulas contratuais e requisitar reparcelamento. Dentre as alterações, estão:
Nos contratos de financiamento de veículos, é comum haver cláusulas abusivas, especialmente na cobrança de tarifas ilegais, taxa de juros acima da média do mercado e ilegalidade na cláusula penal, que aumenta muito a dívida e o saldo devedor.
Se você teve seu veículo apreendido pelo banco, você precisa verificar o quanto antes se houve arbitrariedades nesse procedimento, antes que o banco venda seu veículo em leilão.
Muitos bancos, ao ajuizar a ação, não observa as exigências legais para apreender o veículo, e, nesse, caso, é possível conseguir a devolução.
Advogado atuante contra condutas ilegais e abusivas de bancos, ações revisionais de financiamento de veículos, empréstimos e outros.
Usamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua experiência e para fins de publicidade de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar interagindo com este site, você concorda com estas condições. Saiba mais.